Laboratório de rádio

O Laboratório de Rádio, da Rádio Freguesia de Belém pretende promover a educação para os média, na comunidade escolar de Belém, através da realização de atividades sobre o tema.

No laboratório são desenvolvidos workshops dirigidos aos alunos das escolas públicas e privadas da freguesia de Belém, com o objetivo de promover as competências subjacentes à literacia dos media e da literacia da informação – saber aceder à informação, compreender como funcionam os media, analisar de forma crítica a informação e produzir conteúdos para os media.

Finalidade do Laboratório de Rádio, da Rádio Freguesia de Belém:
  • promover a participação cívica da comunidade escolar;
  • criar workshops e iniciativas na área da educação para os media;
  • realizar visitas ao estúdio da Rádio Freguesia de Belém;
  • fomentar a criação de programas de rádio.

Público Alvo – Alunos das escolas da Freguesia de Belém (ensino pré escolar, 1º, 2º e 3º ciclo, secundário e profissional).

ATIVIDADES DIRIGIDAS À COMUNIDADE ESCOLAR DA FREGUESIA DE BELÉM

Visita ao estúdio da RFB

• É professor e quer desenvolver a capacidade de comunicação oral dos seus alunos?
  • Está a abordar os meios de comunicação social no currículo da sua disciplina?

Visite o estúdio da rádio Freguesia de Belém. Os alunos podem conhecer a dinâmica de trabalho numa rádio e experimentar a locução na rádio.

Duração prevista – 90 minutos.

O estúdio móvel vai à escola

• Está a abordar os meios de comunicação social?

A equipa da Rádio Freguesia de Belém, mediante marcação, vai à sua escola com o estúdio móvel.

O estúdio móvel permite aos alunos a experiência de gravar áudio e de ter o primeiro contacto com este meio de comunicação social.

Programa NO AR!

Workshop de criação de um programa de rádio.

• Tem uma ideia para ou quer criar um programa de rádio com os seus alunos?
  • Quer mostrar os seus projetos escolares à comunidade?
  • Acha que os trabalhos dos seus alunos podem ser transformados em conteúdo para rádio?
  • És estudante e tens uma ideia para criar um programa de rádio que ajude os teus colegas a perceber melhor as matérias?

Nesta atividade damos todas as ferramentas de que precisa para concretizar o projeto de criação do programa para a Rádio Freguesia de Belém.

Esta atividade é realizada nas escolas pela equipa técnica da Rádio Freguesia de Belém.

Duração prevista – 90 minutos.

Os géneros jornalísticos na rádio: notícia, reportagem e entrevista

Workshop de jornalismo radiofónico, onde os alunos produzem conteúdo noticioso para rádio com base nas regras de construção de cada estilo jornalístico.

Comunicar na rádio

Workshop de iniciação à animação de programas de rádio. Pretende-se explorar a escrita para locução e a utilização da voz na rádio.

A sonoplastia faz magia

Workshop de iniciação à edição de ficheiros áudio, a partir da gravação de áudios com edição no audacity.

Duração prevista – 120 minutos

A sério?!

Workshop sobre desinformação com o objetivo de sensibilizar os alunos para identificar a informação falsa e a pesquisar informação credível na internet.

Duração prevista – 45 minutos.

Programas criados pelas escolas

Escolas