Bem-vindos. No programa de hoje de Viagem pelo Museu de Macau Viagem vamos começar pelo fim da aventura, partimos de 1999, altura em que Macau regressa à China, para vos falar da última administração portuguesa de Macau.
Os portugueses estabeleceram-se na China a Sul, num porto pequeno: uma península com duas ilhas, a Taipa e Coloane, além da cidade de Macau.
É ao General Vasco Rocha Vieira que se deve a iniciativa da criação do Centro Científico e Cultural de Macau. Ele foi o último governador daquela que ficaria conhecida em Português por Terra do Nome de Deus.
Coube ao governo do General Rocha Vieira (23/4/1991-19/12/1999) e à sua equipa prepararem a transição de Macau para a China. Estiveram sempre em colaboração com os chineses. Formaram um Grupo de Ligação Conjunto Luso-Chinês, constituído na sequência das negociações de 1987, entre os governos chinês e português para o regresso de Macau à China.
Por isso se elaborou uma Lei Básica, pronta em 1993, muito marcada pelo Direito Português, de modo a que os habitantes de Macau se sentissem perto daquela que tinha sido a mentalidade europeia por cerca de 500 anos. Ficou registado o compromisso desta Lei Básica vigorar por um período de 50 anos após a transição, portanto de 1999 até 2049.
Aqui fica o convite para o próximo programa sobre a divindade A-Má, que estará na origem chinesa do nome de Macau. Até breve.
O Último Governador de Macau
Imagem a partir do Retrato General Vasco Rocha Vieira por Luís Pinto Coelho no CCCM, Inv. 3619.
Venha visitar-nos na página online do Museu — https://www.cccm.gov.pt/museu/,
Podcast: Play in new window | Download